Minha rainha Olhai por nós

Minha rainha Olhai por nós
Oxum sempre foi mulher vaidosa, bela e elegante ofuscava a todos com seu brilho vistoso. Uma coisa, porém fazia-lhe falta, queria muito saber sobre os mistérios de Ifá. Tinha sede do conhecimento dos oráculos, precisava conhecer o passado, presente e futuro, somente assim se sentiria realizada. Pensou bastante a respeito e resolveu procurar Exu, usou toda sua doçura e encanto para que ele lhe ensinasse os segredos. Exu sentiu-se atraído pela bela mulher, mas não era de entregar nada gratuitamente e lhe propôs um trato. Se ela ficasse junto dele por sete anos fazendo todos os serviços de sua casa, entregaria os mistérios que ela tanto desejava. Oxum aceitou e durante todo o tempo do trato, lavou, passou e cozinhou para Exu. No final do período tratado, Exu cumpriu o que havia prometido e liberou-a. A moça, entretanto havia se apaixonado e mesmo com os segredos em mãos preferiu continuar morando com ele. Assim viveram por muito tempo em perfeita harmonia. Um dia Oxum estava à beira de um rio cantando com maviosa voz enquanto penteava os cabelos. Xangô, que por ali passava, escondeu-se para ver de onde vinha tão maravilhosa melodia. Ao deparar-se com a beleza encantadora da bela mulher enamorou-se perdidamente. Impetuoso como sempre, foi até ela e declarou-se. Ela, porém, explicando sua condição de casada e feliz, recusou o amor que o homem dizia sentir. Tomado de fúria, não admitia ser contrariado, agarrou a mulher e levou-a para seu reino onde a trancafiou no alto de uma torre de onde somente sairia para unir-se a ele. Dias e noites sem fim se passaram e Oxum em sua masmorra apenas chorava em desespero. Enquanto isso, Exu vasculhava por todos os cantos do mundo a procura da mulher que aprendera a amar e respeitar.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Espalhe bom-humor dê a volta por cima e seja feliz!


Ame-se !


Ame-se = Auto-estima ! 



Todos nós, neste exato momento, estamos procurando alguma maneira de como viver bem, seja através de um bom emprego, uma condição financeira estável, uma saúde perfeita, ou um amor que nos faça feliz. Essa busca incessante já faz parte de nossa essência, desde que nascemos e passaremos a vida buscando, uma coisa ou outra. É exatamente essa busca que nos move, sendo perfeitamente explicada nas 5 necessidades básicas do ser humano: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima (Status e Respeito) e Auto-Realização.

Quando estamos satisfeitos nossa auto-estima tende a elevar-se, de forma a sentirmo-nos realizados e felizes. Porém, quando não temos essa auto-estima de forma bem definida, tendemos a ficar frustrados e infelizes. Mas cuidar disso só depende de nós. Muitas pessoas se encontram infelizes porque colocam a sua felicidade na mão das outras pessoas, e começam a procurar a tal da outra “metade”. O que se ouve falar é que ainda vai encontrar a metade da sua laranja, sua cara-metade, seu pé-de-meia. Aí torna-se escravo da aprovação e aceitação do outro para se sentir realizado plenamente. É preciso estar inteiro para encontrar alguém também inteiro. Ir para a relação pela metade nos coloca frágeis e dependentes de alguém para sermos plenamente felizes, como se isso dependesse somente da outra pessoa.

Felicidade é um estado de espírito que, em primeiro lugar, tem que estar dentro de nós, porque nos amamos, nos respeitamos e estamos sempre cuidando de nosso bem-estar. Somente quando se volta os olhos pra dentro de si mesmo é que a pessoa será capaz de administrar seu comportamento e a partir daí, estabelecer seu destino. É necessário conhecer suas habilidades, limitações e investir nas áreas que necessitam ser desenvolvidas, a fim de fortalecer seus pontos fracos.

Cuidar-se, amar-se, respeitar-se em primeiro lugar: isso é auto-estima, o que demonstra uma grande satisfação consigo mesmo e a plena consciência do ser humano e grandioso que se é. A boa auto-estima existe a partir do momento em que o indivíduo se gosta, se respeita, ou seja, a partir do momento em que ele vive sem competir com ninguém. Ter auto-estima elevada é sentir-se confiantemente adequado à vida, competente e merecedor. Por isso, é importante prestar atenção no quanto do nosso tempo estamos passando voltados para nos amarmos e investirmos em nossa felicidade, pois a partir daí, conseguiremos elevar a auto-estima. Isso nos levará a sermos percebidos pelas pessoas como uma alguém realizado, feliz e de bem com a vida!




Texto: Maria do Rosário M. da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário