Minha rainha Olhai por nós

Minha rainha Olhai por nós
Oxum sempre foi mulher vaidosa, bela e elegante ofuscava a todos com seu brilho vistoso. Uma coisa, porém fazia-lhe falta, queria muito saber sobre os mistérios de Ifá. Tinha sede do conhecimento dos oráculos, precisava conhecer o passado, presente e futuro, somente assim se sentiria realizada. Pensou bastante a respeito e resolveu procurar Exu, usou toda sua doçura e encanto para que ele lhe ensinasse os segredos. Exu sentiu-se atraído pela bela mulher, mas não era de entregar nada gratuitamente e lhe propôs um trato. Se ela ficasse junto dele por sete anos fazendo todos os serviços de sua casa, entregaria os mistérios que ela tanto desejava. Oxum aceitou e durante todo o tempo do trato, lavou, passou e cozinhou para Exu. No final do período tratado, Exu cumpriu o que havia prometido e liberou-a. A moça, entretanto havia se apaixonado e mesmo com os segredos em mãos preferiu continuar morando com ele. Assim viveram por muito tempo em perfeita harmonia. Um dia Oxum estava à beira de um rio cantando com maviosa voz enquanto penteava os cabelos. Xangô, que por ali passava, escondeu-se para ver de onde vinha tão maravilhosa melodia. Ao deparar-se com a beleza encantadora da bela mulher enamorou-se perdidamente. Impetuoso como sempre, foi até ela e declarou-se. Ela, porém, explicando sua condição de casada e feliz, recusou o amor que o homem dizia sentir. Tomado de fúria, não admitia ser contrariado, agarrou a mulher e levou-a para seu reino onde a trancafiou no alto de uma torre de onde somente sairia para unir-se a ele. Dias e noites sem fim se passaram e Oxum em sua masmorra apenas chorava em desespero. Enquanto isso, Exu vasculhava por todos os cantos do mundo a procura da mulher que aprendera a amar e respeitar.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Bará e a Igreja de São Pedro

Se sabe que a Igreja de São Pedro, primeira igreja da cidade, tem curiosidades relacionadas aos negros escravos, mas nunca se supôs que fossem tantas. Os negros eram compulsoriamente batizados em sua chegada ao nosso porto, e como "cristãos" eram obrigados a assistirem a missa..porém...nunca se admitiria um senhor branco assistir ao "santo oficio" ao lado de seus escravos. Os negros eram levados a capela de São Francisco, localizada atráz da Igreja de São Pedro, onde ali sim eram catequizados. Outro fato curioso é que nem no cemitério que havia ao lado da Igreja, onde agora é o Edificio Plaza, não existem registros de sepultamento de escravos. Ou seja, catequizados, obrigados a servirem o Deus Branco, batizados, mas sepultados em valas comunais, no meio de mata... Linda a fé católica...

Babalorixá Milton D´Lodê

Um comentário:

Lucieneida disse...

Alupo,alupo,alupo bara la lorie exu em primeiro lugar,na batida do hep vou fazendo minha rima,a todos os orixas que protegem nossa vida,bara,ogun,oia yansã xango,odé otim,ossanha e xapanã,oba,ibeje,oxum,iemanja,e oxala,a todo os orixas peço agô para falar,representar a religião de matriz africana cultura milenar quem conhece não se engana,esse é nosso mundo somos povo do axé,é a nossa cultura é a nossa fé,um babalorixa é muito mais que um pai de santo,atentimento o povo todo dia todo ano,yleaxé é muito mais que uma terreira é um quilonbo ressistencia negra,milianos na luta contra o preconceito brigando todo dia pelos nossos direitos.é mano tem muita gente que não intende e não quer aceita nossa religiaõ,para todas essas pessoas eu vou mandar esse refrão.
(Esse é nosso mundo somos povo do axé,repeti 3 ou 4 vezesÈ a nossa cultura é anossa fé) i eu peço justiça para o rei xango,kao cabelecile kao,kao,o nobre rei sabe e já ta acostumado viver essa viagem de ser descrininado.
Eu moro a qui no morro mais não sou nemhum bandido,ando do meu jeito e nimguen tem nada a ver com isso,so batuqueiro com horgulho filho de avagã é com minha mãe yansã,a minha segurança não carrego na cintura carrego no pescoso minha fé minha cultura.A fé que tenho pelo meu orixa me da forças me ajuda a me libertar então africanamente falando eu vi dizer.
africanamente sou boide,respeito é respeito,todo mundo sabe disso então por favor escuti o que eu digo,meu compromisso é com arealidae então por favor vamos falar a verdade,chega de racismo, chega de intolerancia religiosa, vamos respeitar as indifereças, Esse é nosso mundo somos povo do axé,essé nosso mundo somos povo do axé....

Postar um comentário